foto de várias batatas em uma mesa de madeira - como cozinhar batata doce
Descobrindo Alimentos

Como cozinhar batata doce e aproveitar seus nutrientes em uma alimentação saudável

Já parou para pensar na maravilha que é a batata doce? Você sabia que algo tão simples, acessível e que pode ser facilmente cozido pode solucionar tantos dos seus dilemas de cozinha? E que ainda por cima pode oferecer benefícios essenciais para a sua saúde? Hoje, eu estou aqui para convidar você a aprender como cozinhar batata doce comigo e descobrir as incríveis vantagens deste precioso alimento.

Um fato curioso que poucos sabem: a batata-doce é rica em vitamina A, além de outros nutrientes importantes – uma única batata-doce de tamanho médio fornece 400% de nossa necessidade diária dessa vitamina. E não para por aí!

Além disso, batata-doces são ricas em fibras e possuem um baixo índice glicêmico, o que ajuda a manter nossos níveis de açúcar no sangue controlados, tornando-as um item quase indispensável para pessoas que buscam perder peso ou manter uma dieta balanceada. Ficou com água na boca? Pois isso é apenas o começo.

A batata doce é um alimento versátil. É extremamente fácil de cozinhar, especialmente se você conhecer as técnicas apropriadas. Ela pode ser usada tanto em pratos doces quanto salgados, pode ser preparada inteira, em pedaços ou até mesmo congelada. Então, que tal conhecer mais sobre os benefícios e aprender algumas maneiras fáceis e práticas de cozinhar batata-doce? Seja para consumo imediato ou para incorporar em receitas, vou mostrar como fazer isso!

Resumo sobre os benefícios da batata doce 

Antes de partirmos para a prática da cozinha, acho importante você conhecer os benefícios da batata doce. Este tubérculo, além de saboroso, é cheio de nutrientes e pode se tornar um poderoso aliado em sua alimentação.

A batata doce é mais do que um simples ingrediente; ela é um superalimento carregado de benefícios para a saúde. Com um sabor doce e textura macia, a batata doce pode ser uma parte valiosa de uma dieta balanceada. Vamos dar uma olhada em alguns dos seus benefícios:

  • Rica em Vitamina A: são incrivelmente ricas em betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A, que é essencial para a saúde dos olhos e do sistema imunológico.
  • Fonte de fibras e carboidratos complexos: comer batata doce pode ajudar você a atingir suas necessidades diárias de fibra, o que é vital para um saudável sistema digestivo.
  • Fornece energia duradoura: a batata doce é uma fonte de carboidratos complexos que são liberados lentamente em nosso sistema para fornecer energia consistente e duradoura.
  • Possui propriedades anti-inflamatórias: rica em antioxidantes, a batata doce pode ajudar a reduzir a inflamação e combater doenças crônicas.

Estas são apenas algumas das muitas vantagens da batata-doce para a nossa saúde. Se sua curiosidade é tão grande quanto a minha, confira mais detalhes em outro post aqui do blog sobre os benefícios da batata-doce.

Além dos benefícios à saúde, as batatas doces são um ingrediente versátil que pode ser preparado de várias maneiras. Você pode assar, cozinhar, refogar, grelhar e até mesmo usar em receitas de pão e sobremesas! Além disso, elas são um complemento perfeito para qualquer prato, seja um aconchegante jantar de família, uma refeição rápida no meio da semana ou um almoço de fim de semana. 

Quer uma novidade surpreendente? Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) criaram uma nova batata-doce superpoderosa, engenhosamente modificada para conter até 50% a mais de betacaroteno e combater a insuficiência de vitamina A. Essa verdadeira obra-prima culinária já teve seu registro protocolado no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pode ser mais uma fonte de renda para pequenos produtores, além de uma alternativa de baixo custo para a suplementação famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Impossível não amar a batata-doce!

E lembre-se, para aproveitar ao máximo, é essencial que a batata-doce seja consumida como parte de uma dieta equilibrada e saudável. Escolha métodos de cozimento que mantenham suas propriedades intactas, evitando todas as formas de fritura.

Agora vou te contar como cozinhar bata-doce e incluir esta delícia nutritiva no seu cardápio, de maneiras práticas, simples e fáceis. Continue lendo para descobrir! Se você é dona de casa, solteiro ou iniciante na cozinha, este guia foi feito especialmente para você. Então, vamos lá?

Aprenda como cozinhar batata doce 

Cozinhar batata-doce é um procedimento simples e versátil, que pode ser adaptado de acordo com o utensílio disponível na sua cozinha. O jeito mais simples é cozinhar a batata doce na água. Para isso, descasque e corte a batata em pedaços menores e coloque em uma panela com água fervente. Cozinhe por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que fique macia. Após o cozimento, escorra a água e a batata doce estará pronta para ser consumida ou utilizada em outras receitas.

Mas existem várias outras maneiras para cozinhar uma batata doce. Desde a panela de pressão até a airfryer, você pode garantir batatas-doces macias e deliciosas em pouco tempo. Vamos aprender?

1. Como cozinhar batata-doce na panela de pressão 

Uma panela de pressão pode ser sua melhor amiga quando o assunto é cozinhar batatas-doces de maneira rápida e gostosa. Contudo, o tempo de cozimento pode variar dependendo do tamanho da sua batata-doce. O processo é bastante simples: 

  1. Primeiro, lave cuidadosamente as batatas, na quantidade que você quiser, e coloque-as na panela de pressão;
  2. Em seguida, adicione água até que as batatas estejam completamente submersas (respeite o limite da panela!);
  3. Depois de fechar a panela, espere até pegar pressão. Quando isso acontece, conte 5 minutos;
  4. Resista à tentação de abrir a panela! Deixe a pressão sair naturalmente;
  5. Depois, escorra a água e voilà: suas batatas-doces estão prontas para serem degustadas!

Sei que pode ser complicado saber se a batata-doce está realmente pronta. Um truque é espetar um garfo na batata. Se ele entrar sem resistência, então suas batatas estão no ponto perfeito – macias e saborosas.

2. Como assar batata doce no forno

Assar batatas doces no forno é outra maneira prática e deliciosa de prepará-las, criando um prato perfeito para um belo jantar de família ou como complemento no seu prato de almoço. As batatas doces ganham um sabor adicional quando assadas, pois sua doçura natural é intensificada e enriquecem a experiência ao paladar. 

Aqui está um passo a passo sobre como você pode facilmente assar batata doce no forno

  1. Comece pré-aquecendo o forno a 200 graus Celsius.
  2. Enquanto espera o forno aquecer, corte suas batatas em rodelas ou cubos, como preferir. Lembre-se de que pedaços menores cozinharão mais rápido.
  3. Coloque as batatas doces cortadas em uma tigela e tempere a gosto. Você poderia usar um pouco de azeite, sal e pimenta preta, ou qualquer tempero de sua preferência.
  4. Arrume as batatas temperadas em uma assadeira, em uma única camada para garantir um cozimento uniforme.
  5. Coloque a assadeira no forno pré-aquecido e deixe assar. O tempo total pode variar, mas geralmente leva cerca de 30 a 40 minutos para as batatas ficarem bem assadas. Certifique-se de virar as batatas na metade do cozimento para que elas fiquem douradas por igual.
  6. Aguarde as batatas esfriarem por alguns minutos antes de servir.

Pronto, agora você sabe como fazer batatas doces assadas irresistíveis! Além do mais, esse tipo de cozimento preserva muitos dos nutrientes e benefícios da batata doce. Ou seja, você irá se deliciar e nutrir o seu corpo ao mesmo tempo.

3. Como cozinhar batata doce no vapor

Especialmente aos iniciantes da culinária e aos amantes de um estilo de vida saudável, cozinhar batata doce no vapor também é uma maneira excelente de manter a maioria dos nutrientes e evitar a adição de gordura durante o processo de cozimento. Olha só como fazer isso de um jeito fácil:

  1. Comece lavando bem as batatas sob água corrente para remover qualquer sujeira ou resíduos.
  2. Em seguida, corte as batatas doces em pedaços do tamanho que preferir. Não esqueça de manter uma certa uniformidade no tamanho dos pedaços, pois isso ajudará a garantir um cozimento uniforme.
  3. Em uma panela, adicione água até a metade. O nível da água não deve tocar no fundo do cesto de vapor!
  4. Leve a água para ferver. Coloque o cesto de vapor com as batatas doces acima da água fervente. As batatas não devem entrar em contato com a água.
  5. Cubra a panela e deixe as batatas cozinharem no vapor durante cerca de 20 a 30 minutos. O tempo de cozimento dependerá do tamanho dos pedaços.

Vale lembrar que a batata-doce estará pronta quando você puder facilmente furar com um garfo. E pronto! Agora você tem batatas-doces perfeitamente cozidas no vapor, prontas para qualquer prato que desejar. 

Dica: uma maneira simples de adicionar mais sabor às suas batatas-doces é temperá-las depois de cozinhar. Você pode usar simplesmente sal, ou então experimente com azeite de oliva, ervas frescas, alho, pimenta ou suco de limão. Algumas pessoas também gostam de adicionar um toque de manteiga para uma doçura extra.

4. Como fritar batata doce

Te contei agora pouco que esse não é um jeito saudável, né? Porque irá perder muitos nutrientes e ainda ter o excesso de gordura. Mas, de vez em quando, não custa nada e fica uma delícia! Então pega essas dicas de como fritar batata doce:

  1. Primeiramente, corte as batatas-doces em rodelas ou palitos.
  2. Em seguida, aqueça óleo suficiente para mergulhar as batatas numa frigideira.
  3. Quando o óleo estiver bem quente, frite até que fiquem douradas e crocantes.
  4. Utilize uma escumadeira para tirá-las do óleo e coloque-as sobre papel toalha para que o excesso de óleo seja absorvido.
  5. Tempere a gosto e sirva ainda quente.

Este é um método simples e rápido para preparar suas batatas doces. Elas sairão perfeitas e prontas para serem saboreadas! Uma ótima opção para petiscos ou como um acompanhamento.

5. Como cozinhar batata doce no micro-ondas

Cozinhar batata doce no micro-ondas é um processo simples e rápido, ideal para aqueles dias em que estamos com pressa ou buscando uma opção fácil para a refeição. Essa versatilidade torna a batata-doce um alimento prático e nutritivo. E você só vai precisar de um recipiente adequado e papel-toalha. Veja como fazer:

  1. Lave bem a batata-doce, pois vamos cozinhar com a casca. A casca não só contém muitos nutrientes valiosos, como também contribui para o processo de cozimento, retendo a umidade dentro da batata.
  2. Em seguida, faça vários furos na batata-doce com um garfo. Este passo é muito importante, pois permite que o vapor escape durante o cozimento e evita que a batata exploda no micro-ondas (sim, isso pode acontecer!).
  3. Coloque a batata-doce em um prato adequado para micro-ondas. É uma boa ideia colocar uma folha de papel-toalha embaixo da batata, pois ela pegará qualquer umidade que possa sair.
  4. Cozinhe a batata-doce em potência alta por 5 minutos. Após este tempo, vire a batata e cozinhe por mais 5 minutos. Dependendo do tamanho da batata-doce, ela já pode estar bem cozida nesse ponto. Caso contrário, continue cozinhando em intervalos de 1 minuto, até que ela esteja macia.

Ao terminar, lembre-se de deixar a batata-doce esfriar por algum tempo antes de comer – ela estará muito quente! Assim que esfriar um pouco, você pode cortá-la ao meio e adicionar seus recheios favoritos. Viu como é fácil cozinhar batata doce no micro-ondas? Agora você tem um acompanhamento delicioso ou uma refeição leve em um instante.

6. Como fazer batata-doce na airfryer 

A encantadora airfryer conquistou um espaço inegável na cozinha, não é mesmo? E ela támbem é ótima para cozinhar batata-doce, tornando tudo mais saudável e absurdamente delicioso. Veja o passo a passo para fazer batata-doce na ayrfryer:

  1. Corte as batatas-doces em rodelas, ou na forma que preferir, e coloque em um recipiente adequado;
  2. Tempere a gosto. Você pode usar sal, pimenta-do-reino, alho em pó, ou qualquer outro tempero de sua preferência;
  3. Coloque as batatas na airfryer, evitando sobrepô-las;
  4. Cozinhe por cerca de 25 minutos a 180 graus. Lembrando que o tempo pode variar de acordo com a potência da sua airfryer.

Dica: vire as batatas durante o cozimento para que todas as partes cozinhem por igual e use um garfo para verificar se estão bem cozidas. Se ainda estiverem firmes, é só deixar por mais alguns minutos e voilà! Batatas-doces perfeitamente cozidas na airfryer.

7. Batata-doce caramelizada 

Quem não ama a combinação de doce e salgado? Para dar um “upgrade” na sua batata-doce, que tal uma versão caramelizada? Uma verdadeira delícia para servir como acompanhamento ou sobremesa. Veja como: 

  1. Cozinhe a batata-doce como preferir, deixando-a não muito macia;
  2. Em uma frigideira, adicione um pouco de manteiga e mel;
  3. Frite as batatas até que fiquem douradas e caramelizadas.
  4. Depois, deixe esfriar um pouco antes de consumir. Sua batata-doce caramelizada está pronta para ser desfrutada!

Viu quantas maneiras diferentes você pode cozinhar batata doce? Qualquer que seja o seu método preferido, a batata doce é um alimento versátil que agrega sabor e nutrientes à qualquer refeição. Você pode adicioná-la a sopas ou saladas, utilizá-la como base para refeições rápidas ou amassá-la com algum líquido para uma consistência mais suave. Experimente e descubra suas receitas preferidas!

Como congelar batata doce cozida

Depois de aprender diversas formas de como cozinhar a batata doce, pode ser que você esteja se perguntando qual a melhor maneira de armazená-las para o futuro. Uma ótima opção é congelá-las. O congelamento de batatas doces é uma excelente maneira de ter sempre este alimento saudável disponível. Olha como é fácil: 

  • Cozinhe as batatas doces: você pode optar por qualquer um dos métodos que ensinei anteriormente. Apenas lembre-se de esperar as batatas esfriarem completamente antes de congelar.
  • Corte as batatas doces no formato desejado: você pode cortá-las em cubos, fatias ou mesmo congelar inteiras, dependendo de como pretende usá-las no futuro. Se a batata doce estiver muito grande, aconselho cortá-la para facilitar o descongelamento.
  • Congelação inicial: antes de colocá-las no freezer, disponha as batatas doces em uma única camada em uma bandeja ou assadeira revestida com papel manteiga. Isso impedirá que elas grudem umas nas outras. Depois de congeladas nesta etapa inicial, você pode transferi-las para sacos de congelamento ou recipientes apropriados.
  • Armazenamento no freezer: guarde as batatas doces no saco de congelamento ou recipiente, certificando-se de expulsar o máximo de ar possível antes de fechar. Isso ajuda a prevenir a formação de cristais de gelo. Rotule com a data e, para melhor qualidade, use dentro de 12 meses.

Fácil, não é? Agora, da próxima vez que você tenha uma abundância de batatas doces, já sabe o que fazer! E quando quiser usar as batatas doces congeladas, basta retirá-las do freezer e prepará-las como desejar. Elas são excelentes em pratos cozidos, fritados, assados ou mesmo aquecidos no micro-ondas.

E se você estiver se perguntando se pode congelar batata doce crua, a resposta é não. É mais aconselhável cozinhar a batata doce antes de congelá-la para preservar sua textura e sabor ok?

Conclusão

Espero que tenha se deliciado com esse post e que ele inspire você a usar mais batatas-doces no seu dia-a-dia. Não só é um alimento nutritivo e benéfico para a saúde, é também incrivelmente versátil nas receitas e simples de preparar. Te convido a experimentar as várias formas de cozinhar batata doce que foram apresentadas, seja para consumo imediato, para congelar ou usar em outras receitas. 

  • Cozida: fácil e simples de preparar, seja em água ou no vapor.
  • Assada: com uma textura agradável e ótima para servir como acompanhamento.
  • Frita: uma opção deliciosa e popular, seja como um lanche ou entradinha.

Com acompanhamentos diversos, temperos e texturas, certamente existe uma maneira de preparar batata doce que se encaixa em seus gostos pessoais e necessidades da dieta. Lembre-se de como a batata-doce é incrivelmente benéfica para a saúde, rica em antioxidantes, vitamina A, vitamina C e fibras, o que ajuda na digestão e promove a sensação de saciedade. É, de certa forma, uma opção alimentar inteligente!

Este foi apenas um dos muitos artigos interessantes que temos no nosso blog. Se você gosta de se aventurar na cozinha e experimentar diferentes alimentos e receitas, convidamos você a explorar outros posts. Com certeza, você encontrará muitas outras ideias e informações valiosas que o ajudarão a aumentar seus conhecimentos de culinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *