passo a passo de como fazer arroz soltinho
Iniciantes na cozinha

Como fazer arroz soltinho (guia rápido)

Todo brasileiro sabe que um bom arroz soltinho é essencial para acompanhamento de qualquer prato. Entretanto, prepará-lo de maneira correta pode parecer um desafio para muitos. Então, vamos desvendar todos os segredos para este prato tradicional e tão querido em nosso dia a dia.

Começaremos descobrindo os diferentes tipos de arroz disponíveis e suas características e qual tipo é ideal para fazer um arroz bem soltinho. Também dou dicas sobre como lavar, escorrer e temperar adequadamente o arroz, bem como sobre a proporção ideal de água que deve ser usada. Sem esquecer do tempo correto de cozimento e quando e como mexer o arroz para que ele não grude.

Bora aprender essas dicas culinárias?

Qual arroz usar? Como escolher?

A escolha do arroz é a decisão mais importante para aprender a fazer arroz bem soltinho, do jeito que você gosta. Isso porque o tipo certo de arroz não só deixará seu trabalho mais fácil, como também permite o resultado desejado: um arroz bem soltinho e saboroso. Existem muitos tipos de arroz, cada um com suas próprias características, mas aqui vou deixar os três mais comuns no Brasil:

  • Arroz agulhinha (ou branco) é o tipo mais consumido no Brasil e é uma ótima opção para o arroz soltinho. Esse tipo de arroz é fino e longo, e após cozido, os grãos dificilmente ficam grudados – desde que você não exagere na quantidade de água no cozimento.
  • Arroz integral é mais saudável, pois mantém a película e o gérmen onde ficam os nutrientes, como as fibras, vitaminas e minerais. Entretanto, você vai precisar de mais tempo para cozinhar e habilidade para deixá-lo soltinho. Sem esquecer de temperar bem, para ter mais sabor.
  • Arroz parboilizado passa por um processo onde os nutrientes do casco penetram o grão. Esse processo é um tipo de pré-cozimento que também ajuda a manter grande parte de nutrientes, fibras, vitaminas e minerais. O resultado é um arroz mais resistente, que não empapa facilmente, que tem mais sabor que o integral e é mais saudável que o arroz branco.

Além destes, existem muitos outros tipos como, por exemplo, o arroz vermelho, o arbóreo (muito usado em risotos), o vermelho, o cateto etc. Então, quando estiver pesquisando sobre os diferentes tipos de arroz, preste atenção em suas características.

Por exemplo, alguns tipos de arroz têm um teor de amido diferente. O amido, por sua vez, pode tornar os grãos de arroz mais grudentos ou mais soltos. Outra característica a considerar é quanto tempo cada tipo de arroz precisa para cozinhar. Tudo isso pode afetar a textura final do arroz e o quão solto ele será.

E você pode comprar arroz em quase qualquer supermercado ou loja de alimentos. No entanto, se você quiser preparar um receita diferente com um determinado tipo de arroz que não é tão comum – como o arroz basmati, por exemplo – você vai precisar procurar em uma loja especializada ou comprar online.

Passo a passo para preparar arroz soltinho

Antes de irmos para o processo, é importante saber o que precisamos. Para fazer arroz soltinho, você irá precisar de uma xícara de arroz (as quantidades podem variar de acordo com a quantidade de pessoas), duas xícaras de água, uma colher de sopa de óleo, cebola, alho, sal a gosto e uma panela com tampa.

Confira o passo a passo com todos os detalhes sobre como cozinhar arroz soltinho:

  1. Como lavar arroz
  2. Como temperar o arroz e proporção ideal de água
  3. Como cozinhar o arroz para ficar soltinho
  4. Solte o arroz e sirva

1. Como lavar arroz

A primeira coisa que você precisa fazer é saber como lavar e escorrer o arroz corretamente. Para isso, coloque a quantidade desejada de arroz em uma peneira e lave em água corrente até que a água escorra transparente. Isso serve para retirar o excesso de amido do arroz, que é o que faz com que os grãos fiquem grudados.

Depois de lavar, deixe o arroz escorrendo por alguns minutos para que toda a água seja removida. Não pule esse passo! A quantidade de água que vai no cozimento é muito importante para conseguir o arroz soltinho e, se o arroz estiver molhado, você pode acabar errando na proporção.

Entretanto, algumas marcas de arroz já são vendidas prontas para cozimento e não precisa lavar antes. Além disso, outros tipos de arroz precisam ficar de molho para facilitar o cozimento, como é o caso do arroz integral que precisa ficar até duas horas na água – descarte essa água do molho antes de cozinhar. Portanto, sempre confira as instruções do fabricante na embalagem

2. Como temperar o arroz e proporção ideal de água

Em seguida, é hora de temperar o arroz. Em uma panela, coloque um fio de óleo ou azeite, o suficiente para fazer o refogado. Adicione cebola e alho picados e refogue até que fiquem dourados. Esse é o tempero mais clássico aqui no Brasil, mas você pode também acrescentar folhas de louro e outros temperos que gostar.

Depois, adicione o arroz lavado à panela, misturando bem para que todos os grãos sejam envolvidos pelo óleo, e refogue por alguns minutos, mexendo sempre para evitar que ele queime no fundo da panela. Isso ajuda a selar os grãos e garantir que fiquem soltinhos. Não pule esta etapa, principalmente no caso do arroz branco; porque ele precisa formar uma “casquinha” no grão para cozinhar sem grudar.

Agora a proporção correta entre arroz e água é essencial para conseguir um arroz soltinho. O recomendado é duas medidas de água para uma medida de arroz. Então, se você colocou um copo de arroz, deverá adicionar dois copos de água.

Além disso, se você adicionar água já quente, seu arroz ficará pronto mais rápido e, dependendo do tipo de arroz, ainda mais solto. E se você gosta do arroz um pouco mais duro ou mais macio, reduza ou aumente a quantidade de água, respectivamente.

Depois de adicionar a água, não esqueça de colocar sal a gosto (experimente um pouquinho da água e veja se está salgadinha no ponto que você gosta) e outros temperos. Se quiser sair do tempero padrão, você também pode acrescentar um pouco de cúrcuma e salsa desidratada, por exemplo – fica amarelinho, mais bonito e delicioso!

3. Como cozinhar o arroz para ficar soltinho

Não esqueça que para o arroz ficar soltinho, coloque a água quente e o sal depois que o arroz estiver bem refogado – como expliquei agora pouco. Agora preste atenção nessas dicas:

  1. Depois de adicionar a água, comece o cozimento em fogo médio com a tampa da panela encaixada de um jeito que saia um pouco do vapor, mas não tudo. Cozinhe assim até que a água evapore até estar um pouquinho acima do arroz.
  2. Quando a água estiver na altura da quantidade de arroz, tampe a panela completamente, abaixe o fogo e deixe cozinhar assim, sem abrir, até que toda a água seja absorvida (pode abrir de vez em quando para checar). Isso geralmente leva de 15 a 30 minutos, dependendo do tipo de arroz e do seu fogão, então fique de olho.
  3. Atenção: não mexa o arroz enquanto ele estiver cozinhando, para evitar que ele grude.

Para saber se o arroz está no ponto, incline a panela ou faça um buraco com ajuda de uma colher de pau, se tiver pouca água, está quase pronto. Nesse momento até pode mexer o arroz, mas com muito cuidado, somente pra desgrudá-lo um pouco. Depois de mexer tampe a panela de novo e aguarde mais dois minutos.

Então, veja se toda a água evaporou, tire do fogo e deixe o arroz descansando com a panela tampada por mais 10 minutos. Controle sua vontade de comer e espere. Assim, os grãos terminarão de cozinhar. Depois desse tempo, é só servir!

Lembre-se, o segredo para o arroz soltinho é lavar bem, escorrer, temperar e cozinhar na proporção correta de água. Seguir estas orientações garantirá um arroz bem preparado e delicioso, seja para uma refeição simples ou para um prato especial.

Cozinhar arroz é uma tarefa básica que todos deveriam saber e, seguindo essas etapas, você aprenderá, com a prática, a fazer arroz como um profissional em pouco tempo.

4. Solte o arroz e sirva

Finalmente, após fazer todo o processo e deixar o arroz descansar, se quiser, solte os grãos de arroz com ajuda de um garfo. Pronto! Agora você tem um delicioso arroz soltinho para servir aos amigos, à família ou para simplesmente aproveitar sozinho.

Lembrando que prática leva à perfeição, tá bem? Então, dão desanime se o resultado não for o esperado na primeira vez. Com tempo e prática, você irá dominar a arte de fazer arroz soltinho. Esperamos que você se junte a nós nesta deliciosa jornada de descoberta e aprendizado sobre o arroz.

Boa sorte e bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *