Separe as claras e as gemas dos 6 ovos e quebre 200 g chocolate com menta em barra em pedaços pequenos. Se não gostar de chocolate com menta, pode fazer com chocolate meio amargo ou 70% cacau. Mas aí não será mousse de chocolate com menta, tá?
Derreta o chocolate picado junto com 100 g manteiga. Pode usar o fogão em banho-maria, cooktop de indução na potência 4, ou micro-ondas por 20-30 segundos em potência média. Mexa de vez em quando pra derreter e misturar tudo sem queimar e sem deixar ferver!
Quando estiver o chocolate e manteiga derreterem e ficarem bem misturados, desligue o fogo e acrescente 3 colheres (sopa) açúcar e as gemas que estavam separadas. Experimente para ver se está doce suficiente para o seu gosto – dependendo do chocolate que usar, pode precisar de mais ou menos açúcar. Misture tudo muito bem e reserve.
Bata as claras em neve com 1 pitada sal, pra ela crescer bastante e ficar fofinha, e 1 colher (café) essência de baunilha. Você pode fazer na batedeira que é muito mais rápido, ou fazer na mão, com um batedor manual ou usando dois garfos entrelaçados.
Quando as claras em neve estiver bem firme (sem escorrer e nem cair), pare de bater na batedeira e acrescente a mistura de chocolate, manteiga, gemas e açúcar. CUIDADO AQUI: você precisa misturar tudo com muita delicadeza, de preferência usando um fouet, para incorporar o chocolate sem perder a textura das claras em neve. O preparo precisa ficar homogêneo, cremoso e cheio de bolinhas de ar. Coloque a mistura em uma travessa ou em potinhos individuais com tampa e leve à geladeira por, no mínimo, 6 ou 8 horas (de preferência na parte mais gelada – primeiras prateleiras). Quando estiver firme, sem escorrer e nem mole, está pronto!
Você já pode servir assim, mas se quiser deixar mais bonito e mais gostoso, cubra com coco ralado ou chocolate granulado.